História

O Colégio da Imaculada Conceição foi fundado em 08 de dezembro de 1854, a pedido do Imperador D. Pedro II, com o objetivo de educar na própria terra, as meninas e as jovens da sociedade brasileira, que até então emigravam para instruir-se na Europa, enfrentando os perigos do mar em frágeis embarcações, o afastamento de suas famílias e de lá voltavam imbuídas da cultura européia e de seus costumes tão diferentes dos nossos.

No ano letivo de 1854, onze Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, iniciaram as atividades escolares na Rua do Livramento, 120, primeira sede do Colégio, que no ano seguinte, seria transferido para o Novo Caminho de Botafogo, s/nº, hoje Praia de Botafogo, 266.

O Colégio nasceu e cresceu sob o olhar da Virgem Imaculada que lhe deu o nome e singular proteção ao longo de toda a sua trajetória.

Ministrando uma educação de excelência, fiel à filosofia humanista, cristã e vicentina que inspirou suas fundadoras, o Imaculada é um marco na Educação Nacional, com seus ex-alunos espalhados pelas várias regiões do país e por diversos continentes. Modernizou-se, dotando-se dos recursos necessários para responder aos avanços científicos e tecnológicos dos novos tempos.

Desde 1854, abrindo caminhos às novas gerações, acolhe hoje educandos de ambos os sexos, em classes da Educação Infantil ao Ensino Médio. Como escola vicentina, preocupa-se com as classes menos favorecidas, mantendo dois anexos: Educandário Gratuito Santa Maria e Dispensário dos Pobres da Imaculada Conceição (vulgarmente conhecido como Dispensário da Ir. Zoe).

Endereço:

Praia de Botafogo, 266
Botafogo - RJ
 
Telefones:
(21) 2551-7698 / 3237-9750
Celulares:
(21) 7148-0517 / 9821-3300